Cartões respondidos, presentes trocados, é hora de arrumar as malas e, ufa!, aproveitar alguns dias de descanso – seja na areia, no campo ou na neve. Para quem tem longas horas de viagem pela frente e não quer chegar ao destino como se tivesse viajado no bagageiro do avião, preparamos uma lista com nossas dicas infalíveis:
1- Evite roupas muito curtas, justas ou decotadas. Em geral, são as mais desconfortáveis. Além é claro, de pecarem pela falta de elegância.
2- Tecidos que amassam demais devem ser deixados na mala (ou em casa). Opte por roupas 100% algodão. Seda pura também dá um toque de sofisticação.
3- Ainda melhor: leve uma troca na bolsa e, 30 minutos antes do pouso, renove-se.
4- Tenha sempre um xale tipo pashmina à mão. Além de muito elegante, pode servir de cobertorzinho se o ar condicionado estiver forte demais.
5- Escarpim ou sandália alta com os dedos de fora podem ficar lindos para sair à noite. Já no avião… Que tal uma sapatilha baixa? É fácil de tirar e colocar (no raio-X, principalmente) e te ajuda a manter o equilíbrio durante qualquer pequena caminhada em vôo.
6- Tem frio nos pés? Experimente levar um par de meias grossas compridas, de preferência masculinas.
7- Brincos, colares e anéis, só se forem mínimos.
8- Tome muita água, passe hidratante e protetor labial. É a única forma de chegar com a pele minimamente ressecada.
9- Você é daquelas que não dorme nem com comprimidinho? Capriche na seleção do iPod e aproveite para colocar a leitura em dia. Andar pelos corredores ajuda a evitar qualquer inchaço.
10- O penteado desmontou, o cabelo alisou além da conta? Prenda. Rabo de cavalo ou coque no topo do cabelo são fáceis de fazer e podem garantir um olhar mais amistoso do funcionário da imigração.
11- Derradeiro (e milagroso) recurso: um ótimo par de óculos escuros.