Quais as causas das estrias?

Ai Amiga, são inúmeras as causas que levam a formação das estrias, sendo eles obesidade, qualidade do tecido conjuntivo, crescimento repentino, hereditariedade, alterações hormonais e gravidez. A seguir veremos de forma mais detalhada as possíveis causas do surgimento das estrias.

1. Produção hormonal: o aumento na produção do hormônio estrógeno na puberdade e na gravidez, sendo que na gravidez este fenômeno é agravado pelo estiramento da pele. Quando por exemplo a gestação ocorre durante a fase da puberdade, onde estes dois fatores (hormônios mais estiramento da pele) ocorrem de forma congruente, torna-se quase inevitável o surgimento de estrias, por isto nestes casos a prevenção precisa ser redobrada.

2. Uso de medicamentos: o uso de medicamentos que alteram a hidratação normal da pele, como no caso dos corticóides de via oral ou aplicação tópica prolongada. Os corticóides aumentam a retenção de líquidos, ocasionando a formação de edemas pelo corpo o que leva a uma diminuição da elasticidade da pele e conseqüentemente torna-a mais propensa ao estiramento das fibras elásticas.

3. Crescimento acelerado: o estiramento da pele também pode ocorrer devido ao crescimento acelerado entre os 12 e 16 anos. É muito comum nesta fase observarmos o franco surgimento de estrias nas costas, panturrilhas, braços e pernas dos adolescentes.

4. Efeito sanfona: emagrecer e engordar repetidas vezes causa um estiramento excessivo da pele e muitas vezes a pele não resiste ocasionando o surgimento das estrias.

5. Predisposição genética: caso sua avó ou sua mãe tiveram estrias, você tem uma grande probabilidade de tê-las, pois certamente é uma característica genética a nível do tecido.

6. Esforço excessivo para ganhar massa muscular: não é raro observar praticantes de atividade física com diversas estrias espalhadas pelo corpo. Muitas vezes a alimentação inadequada, associada a uma atividade física intensa para ganho de massa muscular podem levar ao surgimento de estrias na pele.

Quais os tratamentos para estrias?


Só um especialista pode determinar o tratamento mais adequado . Muitas vezes a associação de vários procedimentos é o melhor caminho. A quantidade de sessões varia conforme o caso, segundo explicam os dermatologistas.

Hidratação: ideal para as estrias em estágio inicial. Associada a (automassagem) e ao peeling químico. Os cremes para assegurarem uma boa hidratação devem ter óleos vegetais (amêndoas), colágeno, elastina, lipossomas e outros agentes hidratantes.

Microdermoabrasão: a microdermoabrasão é peeling mecânico que utiliza microcristais de sílica e óxido de alumínio. Faz uma descamação suave com escoriações, o que estimula a regeneração da pele formando novas fibras de colágeno e elastina. As estrias tornam-se mais finas e menos aparentes.

Estimulação elétrica: a aplicação de microcorrentes, através de punturas em vários pontos da estria.

Mesoterapia: injeções de várias substâncias que contenham uma mistura de ácidos (retinóico, glicólico, ascórbico), que visam melhorar a qualidade da pele, por meio de uma retração das estrias.

Aplicação de ácidos: os ácidos normalmente utilizados no tratamento das estrias são o retinóico e o glicólico. O ácido glicólico promove uma leve exfoliação da pele, o que estimula a microcirculação e a produção de novas fibras de colágeno. O ácido glicólico a 70% (sob indicação médica) penetra na derme superficial, reorganizando-a O ácido retinóico assemelha-se à atuação do ácido glicólico. Porém como possui uma molécula maior, a descamação é mais intensa, causando uma pequena retração na epiderme e na derme superficial.

Cromopeel: é um peeling químico superficial feito através da associação de ácidos, como a resorcina, ácido lático e ácido salicílico com colorante. Descama e afina a pele na área das estrias, além de escurecer as partes brancas, deixando a região com uma coloração uniforme. Não é aconselhável tomar sol durante este tratamento para as estrias.

Laser cooltouch: é uma das técnicas mais avançadas. Não é abrasivo, dispensa anestesia e permite à paciente retornar suas atividades diárias após 30 minutos de aplicação. O laser gelado age profundamente, estimulando o colágeno e melhorando o aspecto das estrias. Ele atravessa a pele, sem queimá-la. A radiação atinge a derme, provocando a reorganização da trama elástica que está desgastada.

New Derm Mask: Peeling químico profundo. Atua na camada mais profunda da derme e tem o poder de reestruturar e retrair a pele. É um método americano à base de substâncias exfoliadoras e regeneradoras. Não provoca lesões nas células produtoras de melanina e aumenta a produção de colágeno, fibroblastos e elastina. É indolor, feito em três etapas. Na primeira etapa, a fórmula usada possui, entre seus ativos, o fenol (em doses controladas pelo médico). Na segunda, a base do produto aplicado é o iodeto de timol, com ação cicatrizante. Na terceira, usa-se um preparado hidratante para acalmar e amaciar a pele. Este tratamento de estrias dura no máximo quinze dias. Tomar sol não é permitido durante as aplicações, somente trinta dias após o tratamento, com o uso de bloqueador físico e químico.

Easy peel: é um peeling de TCA ( ácido tricloroacético) em baixas concentrações. Provoca descamação e reestruturação da pele, melhorando o aspecto das estrias.

Strialees ou grooveless: substância que contém como princípio ativo o polímero da glicose mais a vitamina C. É injetada com agulhas muito pequenas que sobre as estrias e estimula a formação de colágeno na área afetada. A aplicação é feita em consultório médico.

Subscision: nesta técnica usa-se uma agulha especial, que tem uma ponta cortante. É introduzida na região das estrias e girada a 360 graus, de modo a romper o tecido. A agressão estimula a formação de novas fibras de colágeno e elastina nos espaços onde houve o rompimento, nivelando a depressão da pele.


Estamos de olho em tudo por você!