Cabelos alisados


Como saber se o produto usado no salão ou comprado na farmácia pode causar danos ao seu cabelo? Toninho orienta: "No salão, o profissional será o responsável por avaliar o tipo de cabelo e a química que ele pode receber. Os produtos da farmácia só devem ser aplicados se os cabelos forem virgens, caso contrário nem pensar. Ainda assim, é importante fazer o teste de irritabilidade na pele antes de aplicar o produto na cabeça."

Para Letícia, o grande problema é saber em que partes do cabelo fazer a aplicação do produto porque onde houve alisamento recente os fios ficam mais frágeis. Portanto, essas áreas devem ser evitadas. "Para quem já usou o tioglicolato no salão, não tem problema aplicar em casa, desde que seguindo à risca às instruções. De qualquer forma, para um resultado seguro, a melhor alternativa é submeter os fios aos cuidados de um profissional capacitado."

Como cuidar

Marta Carmelo, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio, indica tratamentos que repõem queratinas e aminoácidos, eles ajudam a devolver a vida aos fios. "É importante ter uma cuidadosa rotina de cuidados: lavar com bons xampus e condicionadores, cortar a cada três meses, usar um bom leave-in, filtro solar sempre que for tomar sol, tratar no salão e tentar não expor tanto os fios aos efeitos de secador e chapinha. Máscaras com queratinas, vitaminas e minerais também são bem-vindas", ensina a especialista.

Marcelo Bellini ratifica que existem hoje no mercado muitos cosméticos à base de silicones, ideais para blindar os fios reduzindo as agressões dos agentes externos utilizados nos alisamentos. "Há também os cosméticos termoativados, que diminuem a agressão aos cabelos quando eles são expostos a altas temperaturas", diz. 

Seguidas todas as recomendações, não precisa sentir culpa. "Se os alisamentos forem feitos corretamente, não causarão danos mais sérios. Tenho clientes que alisam há mais de 20 anos e os cabelos são lindos, ninguém diz que recebem qualquer tipo de química", tranquiliza Toninho. Para assegurar a saúde capilar, evite descolorações, use sempre tonalizante ao invés da tintura e reduza a utilização da chapinha.
Importante ressaltar que os cabelos compridos estão mais sujeitos a danos porque a oleosidade natural do couro cabeludo muitas vezes não atinge as pontas. E é justamente essa oleosidade natural que confere proteção contra os agentes externos - daí a necessidade de o fio comprido exigir maior hidratação, fórmulas para as pontas e leave-in para combater a quebra, aparecimento de pontas duplas, perda do brilho e da vitalidade. E atenção: as madeixas longas também estão mais vulneráveis aos efeitos da tração (pentear e prender).